quarta-feira, 23 de maio de 2012

A NAU DA VERDADE



Com grande euforia o governo instalou recentemente a Comissão da Verdade e contou para o ato com a presença dos ex-presidentes. Fico imaginando o que não pensavam naquele momento,Collor, Sarney e Lula. Com certeza, estariam se indagando; O que seria de nós se o povo soubesse apenas uma minúscula porção da verdade sobre as maracutais dos nossos  governos? Provavelmente, seriamos amaldiçoados até a última geração, e se candidatos fossemos , não seríamos eleito nem para porteiro de cabaré.
A Presidente Dilma Rousseff; e eu me nego a tratá-la de presidenta em respeito a Última Flor do Lácio que, em matéria de léxica tem muito mais autoridade que ela para mudar normas linguísticas ,  mostrou-se bastante emocionada durante a reunião. Deveria está passando em sua cabeça o filme contendo todas as senas referente as sessões de tortura por que passou.  Eu, como qualquer outro ser humano, não posso concordar com os métodos que foram utilizados pelos revolucionários para a obtenção de informações ou para atingirem quaisquer propósitos, como também, não é possível ser conivente , sob qualquer pretexto, com os atos terroristas praticados pelos contra revolucionários que vitimaram várias pessoas e que cercearam a liberdade temporária de alguns.
As famílias que sofreram a perda de entes queridos ou que tiveram algum familiar vitimado por atos constrangedores, clamam pela justiça da verdade  factual. Espera-se que, a isenção seja a tônica predominante dos membros que compõem essa comissão de excelências e que o nome dos envolvidos nessas ações criminosas seja divulgado. Que não se utilizem fórmulas ou mantos para encobrir nomes ou fatos. Não existem meias verdades como não existem homens meio honestos. O registro desses nomes será a mínima pena que a história remeterá para as gerações futuras fazerem o seu julgamento e condenação, já que a nossa geração não os pode puni-los, devido todos os crimes praticados naquela época estarem  prescritos.
Já que tentamos buscar incessantemente a fugidia verdade que tanta falta nos tem feito atualmente, porque não estender a essa comissão de notáveis mais poderes para que ela traga também a lume, a verdade cristalina sobre todos os escândalos envolvendo  bilhões de reais surrupiados do tesouro nacional? É amigo! alguém já havia dito que, a mentira repetida várias vezes, acaba se transformando em verdade. Para nós que pagamos impostos , o não vi nada, o não sei de nada, e outras tantas desculpas esfarrapadas , é o bastante? Não...Lembremo-nos que, nesse período a ser analisado, muitos milhões de brasileiros morreram miseravelmente a míngua, deitados no chão dos corredores dos hospitais sem receber qualquer atendimento  que pudesse minimizar o seu sofrimento ,devido não existirem leitos, médicos e medicamentos disponíveis por falta de recursos. Há meu ver isso é pura tortura,. é crime hediondo. Somente a legião de órfãos do poder, que foi vítima desse holocausto, pode mensurar o tamanho das suas perdas e aquilatar a intensidade da dor por que passaram .
Que seja excluída dessa sindicância apenas  o governo do Collor de Mello, pois esse foi mais escarafunchado que tripa de panelada e a  única sujeira encontrada, foi o pagamento dos míseros quinze mil reais feito através de cheque nominal emitido por outra pessoa, para a compra de uma furreca Elba. O cara foi burro até para roubar. Que outros crimes  atribuídos ao Collor foram provados ? Nenhum. A Suprema Corte de Justiça muito pouco pode fazer para colocá-lo na prisão como era o desejo da turba  ensandecida, porque simplesmente não haviam provas que consubistanciassem a materialização dos crimes que lhe imputavam.
Quem mandou ele voar em jatos de treinamento da força aérea? Quem o aconselhou a participar de exercícios náuticos em submarinos? Quem lhe deu a infeliz ideia de pernoitar em acampamentos do exército? Quem lhe mandou apropriar-se da poupança?Porque ele não aprofundou as alianças políticas, mesmo aquelas espúrias com o Congresso Nacional ? Aí estão os maiores crimes que o Collor cometeu e pelos quais pagou com a perda do mandato. Os mesmos centuriões políticos que  o julgaram e o condenaram, hoje o recebem de braços abertos, prestando-lhe todas as honrarias, porque faz parte do grupo dominante.  Ë a transmutação do demônio em Anjo Gabriel . .Aquelas palavras bradadas com emoção pelos hipócritas, ainda retumbam em meus ouvidos: Pela Pátria, pela honra , por Deus e minha família, eu voto sim Presidente! E assim prosseguiram com a catilinária  até a consumação da cassação.
Disse certa vez o ilustre Presidente Abraham Lincoln: "Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo tempo; mas não se pode enganar a todos por todo tempo."
Que os ilustres membros da Comissão da Verdade alcancem o resultado que o povo brasileiro tanto espera, mas que o mar encapelado da mentira não faça soçobrar ,"a  nau da verdade".
Dauro Braga
17/05/2012




Nenhum comentário:

Postar um comentário